domingo, 7 de junho de 2009

Assembléia dos Estudantes da FE - 28/05/09

Informes:
Adunicamp – paralisação dia 02 e 03 de junho e Assembléia dia 02 de junho, terça-feira, às 12h - atividades propostas para a semana:
2. Ciclo de Debates:
Tema 1: Ensino à Distância: Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) - Data: terça-feira (02/06), 10h
Local: auditório da Adunicamp
Debatedores: Carlos Eduardo Miranda (FE – Unicamp) e Sérgio Amaral (FE – Unicamp);
Tema 2: Arrecadação de ICMS e o Orçamento das Universidades
Data: terça-feira (02/06), 15h
Local: auditório da Adunicamp
Debatedores: Adolpho Hengeltraub (Diretor da Adunicamp) e mais membros a confirmar;

Mobilização Estadual – A UNESP de Marília está em greve com ocupação, as UNESP’s de Ilha Solteira, Bauru e Presidente Prudente também estão em greve. Os funcionário da Reitoria da USP também estão em greve.
Funcionários da Unicamp - Tiraram greve dia 27, tendo como pautas principais o auxílio alimentação, isonomia com a USP e o reajuste salarial.
Faculdade de Educação – aulas e atividades durante a manhã e tarde
IA – terça paralisação e assembléia, segunda espaço de discussão sobre as questões da greve. Questionamentos de vários alunos no campus sobre os motivos da greve – efeitos das meninas levarem o cartaz para informar sobre a greve – difusão da discussão
APG – reunião apoiou a greve e mobilização e reportagem na folha de São Paulo – livro de poesias – “ ao nascer aproveite seu próprio umbigo e estrangule a equipe médica...” dentre outros absurdos ideológicos – livro distribuído pelo governo do estado.
Moradia – Será realizado um Sarau domingo dia 31 para arrecadar dinheiro para a “reconstrução” do Centro de Vivência.

Abertura para uma avaliação do primeiro dia de greve
Manhã – espaço de discussões dentro das salas – produtivo – debate com posições diferentes – levantamento de novos argumentos – posicionamento dos professores – individualismo e coletividade
Tarde – necessidade de melhorar a organização – divisão de pessoal e dispersão
Noite – debate de como deveria ser a greve, quais os mecanismos para convencimento, legitimação da assembléia e questionamento – idéias devem ser manifestadas nesses espaços – argumentos contra a greve e a favor – atividades teatrais

Gabi – continuação de mobilização e encaminhamentos para tal. Primeiro dia – amadurecimento político sobre o significado da assembléia como espaço de discussão e deliberação; programação de passagem nas classes; abrangência maior na graduação do que na pós; responsabilidade de alguns pela programação – imediatismo está complicando a organização. Proposta de encontro no Cap para dividir as funções
Entendimento da situação da greve por alguns professores – falta uma conversa com os professores – professor como aliado da greve, informação deve ser melhor divulgada
Paralisação por questões políticas
Pauta de greve - apoio à greve dos funcionários da Unicamp
- Não à Univesp
- contratação de professores e funcionários por concursos públicos
- não a escola de professores do Serra
- apoio à pauta do Fórum das Seis
-
Programação: Ediógenes sugeriu aula pública na terça-feira – Reforma de 1968. Sugestão de assembléia segunda-feira.

Luciana – contou a experiência da aula da manhã; problemas com as pautas e questionamentos quanto à assembléia de ontem; esclarecimento e convencimento da importância da assembléia como espaço legítimo; proposta de comissão editorial, de comunicação e organizativa; sem organização, sem textos, sem divulgação – elaboração de um texto para expor a nossa pauta.
Problematização da discussão: assembléia apenas discente?
Renata – panfleto diferente por dia; informe do IA – convite do centro acadêmico para uma tutora que atuou na UAB, apresentados pontos positivos e negativos, problemas ligados ao vínculo empregatício dos tutores, funcionamento da universidade e desistência. Proposta – aula com discussão aberta, enviar representantes da FE para argumentar em outros institutos. Defesa da assembléia de ontem; autonomia da assembléia de ontem – legitimidade da FE de deliberar greve.
Carol – avaliação da greve, difícil convencimento, mas extremamente vitorioso, a pós ficou mobilizada em todas as salas. Temos as pautas e temos que pensar como as conquistaremos – sugere que tiremos um calendário de atividades para divulgar as atividades de greve e leve muita gente na assembléia geral e mobilizar os outros institutos pra greve, movimento coeso.
Isa – forma como abordar os temas que queremos discutir – esquetes e peças, intervenções teatrais.
Isadora – comissões de informação, grupos de estudos, sistematização
Fernando – proposta de leitura do texto produzido pelo Bernardo; questionou a necessidade da existência da comissão de organização, proposta da assembléia ser esse espaço de organização. Como avançaremos para divulgar nossa pauta – importância de associar com a pauta dos funcionários.
Maycon – levar as discussões para os outros institutos e para fortalecer, se organizar melhor; aulas públicas; preocupação como estabelecer uma pressão maior para que as aulas não ocorram; formação das comissões
Otávio – debates em sala de aula produtivos; otimista com as reivindicações; incluir na pauta de reivindicações a contratação via concursos públicos; sugestão levantamento de currículos antigos, como no IFCH em 2007 para fazer, por exemplo, o cálculo relação aluno professor - IFCH levantou a necessidade de contratação de 75 professores para cobrir o déficit com este cálculo. Tirar o Comitê de mobilização estadual; tirar delegados por curso, proposta de fazer isso hoje pois será realizada uma reunião semana que vem.
Luciana – espontaneismo tem potencialidades, responsabilidade quanto à greve – lucidez para trazer pessoas – não é o momento de espontaneísmo; assembléia como lugar para algumas decisões; conflitos quanto à organização – necessária a produção de textos, difusão de informações e de organização – responsabilidade quanto às atividades.
Tamires – passagem nas salas da pós - preocupação com a mobilização
Lucas – fortalecimento da posição da greve; clarear a pauta da greve; tirar os delegados. Proposta de estudo contínuo, além das comissões, para qualificar o debate em torno da Univesp – pano de fundo as políticas públicas e preocupação com aprofundamento das discussões do uso da tecnologia no ensino; público e privado; trabalho; formação de professores. Preocupação com prazos, expostos pela pós.
Tamires – sugestão de critério para participar da comissão organizativa – presença das pessoas da comissão nos grupos de estudos. Sugestão de uma pasta com textos
Gabi – comissão organizadora interna e externa; formação de todos; preocupação com a não restrição de pessoas que queiram participar mesmo não tendo estudado.

Encaminhamentos:
• Votação para delegados para Comissão de mobilização – esclarecimentos do Otávio: delegados sendo escolhidos na assembléia, 2 para cada curso e um para cada cinqüenta estudantes. Discussão será realizada na assembléia de segunda.
• Leitura da pauta – sugestão de impressão das pautas do Fórum das Seis destacando as nossas prioridades. Divulgar a pauta do Fórum das Seis com destaques e incluir a pauta de contratação através de concurso público.
• Proposta do Lucas – organização de GTs. GT serão tirados dentro da comissão de organização.
• Tiradas as comissões de
 Organização – Gabi, Carol Florido, Bernardo, Rett e Felipe ( a comissão de organização deve se responsabilizar pelos GT’s e pela pasta de textos no Xerox ).
 Comunicação e cultura - Leo, Isa, Ariane, Kátia, Tais, Fernando, Rett, Luna, Isa W., Felipe. ( A comissão de cultura deve se responsabilizar pela criação do Blog. )
 Editorial – Luciana, Lucas, Liliane, Marcela, Carol Flor, Lalo.
• Programação tirada
 Sexta – Aula pública com Silvio Gallo e Márcia Leite as 8. Aula pública sobre o Ensino Superior da Argentina com uma professora de Córdoba. Reunião das comissões na hora do almoço. Passagem em salas e discussão sobre políticas educacionais durante a tarde. Noite passagem de filme e discussão sugerido pela Ana Lucia Goulart.
 Segunda – Assembléia as 14 horas.
 Terça – Aula pública com Ediógenes sobre as reformas universitárias de 1968.
 Quarta – ida à audiência pública na ALESP as 14h30.

Nenhum comentário: