terça-feira, 28 de outubro de 2008

Nossa carta-programa

A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA



Neste ano, mais uma vez, os estudantes não se sentiram atraídos para participar dos espaços no CA. O que será que está acontecendo com os estudantes de pedagogia da FE-Unicamp? Por que este desinteresse em participar de discussões políticas ou sequer entrar no CAP para telefonar?

Será que os calouros sabem o que realmente o CAP significa?

E você, sabe o que o CAP deveria significar na vida dos estudantes?

Essas discussões fazem parte da nossa rotina desde o ano passado e por isso resolvemos nos inscrever como chapa para o CAP, afinal “A gente não quer só comida”! A gente quer o CAP cheio e aberto para possibilitar uma vivência que leve em frete a discussão de qualquer assunto, resultando na mobilização dos estudantes. Já que estaremos lá para representar a todos.


A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte...

Quem estuda na FE sabe como anda (ou não anda) o currículo dos calouros: professores dividindo disciplinas, aulas que estão no currículo mas que não são dadas.

Além dos problemas internos da nossa faculdade, enfrentamos o governo estadual tucano, que atua por decretos, ameaçando a autonomia uiversitaria, e o governo federal petista com sua politica irresponsável de expansão de vagas, a reforma uiversitaria (REUNI). Sem falar das sucessivas punições contra os estudantes, que vem ocorrendo dentro das universidades.

A educação à distância, da maneira como vem sendo proposta, antes de significar uma oportunidade àqueles que nunca sonharam com acesso ao ensino superior, é uma prova de que o Estado não tenciona ampliar nem as vagas presenciais, nem a contratação de docentes.

Por todas essas razões, nós, estudantes e futuros educadores, devemos discutir política. Por que não começar pela da nossa faculdade??? Por que não sentar no gramado e discutir política com todo mundo? Acreditamos que há várias formas de discutirmos política, sem que a maioria dos estudantes se afaste ou se aborreça.



A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte...


Tá a fim de ouvir uma música? Conversar com alguém? Quer entrar na internet? Assistir a um filme? Vá pro CAP!

O CAP é um lugar dos alunos, logo, também é lugar de diversão! E diversão combina com festas, que aliás poderão ser realizadas em parceria com as comissões de formatura, de modo a levantar dinheiro tanto para o CAP quanto para as comissões.

Além das festas, há também os esportes, saraus e outras manifestações artísticas, ótimas oportunidades de integração e confraternização entre todos os estudantes da FE.

Dizemos todos os estudantes da FE porque não nos dirigimos somente aos alunos da pedagogia. Temos a intenção de unir o CAP, a APG e as licenciaturas numa só representação, o CAFE, Centro Acadêmico da Faculdade de Educação.


A gente quer inteiro,
E não pela metade...


Propostas:

- Um CAP acolhedor, em que os estudantes se sintam bem para conversar e discutir política;

- Os estudantes envolvidos numa luta conjunta (pedagogia, licenciaturas e pós-graduação) em defesa da nossa Faculdade e de uma educação pública gratuita e de qualidade,

- Uma freqüência maior de atividades como : CAPuccinos, pipoCAPs, CAPiquiniques, festas e oficinas;

- Uma recepção calorosa aos bixos e bixetes, com atenção além daquela reservada aos dias de matrículas;

- Inscrição dos calouros nas Calouríadas e a renovação da Comissão de Esportes;

- Uma representação estudantil mais democrática na FE, com defesa do voto paritário;

- Lutaremos pela contratação de docentes, numa ação conjunta com nossos professores e professoras;

- Seremos contra a EaD e a oferta de cursos de extensão pagos,mas sempre estaremos abertos a discussão;

- Ofereceremos oficinas que atendam a todos os gostos e que não se restrinjam à Semana da Educação;

- Abriremos o debate sobre o sistema de cotas de impressão e xerox, na faculdade de educação.

- Emitiremos um boletim eletrônico mensal, do qual constarão todas as atividades do CAP, uma planilha com todos os gastos e receitas do centro acadêmico, rigorosamente apresentados e, inclusive, espaço para contribuições dos alunos.

- A sua participação para juntos construirmos um CAP agradável para toda a FE.

Venha fazer parte conosco!

Um comentário:

Marina Andrade disse...

Eu sou a favor da chapa "A gente não quer só comida" sim!!!

Mesmo porque, eu acho que já está na hora de renovar...

Não que eu esteja só preocupada com aparência...mas sinceramente, o CAP nas condições que estã, não dá vontade nem de entrar lá...

Eu acho que ser um lugar mais atrativo inclui um pouco disso também...puxa, se fosse um espaço mais legal e mais aconchegante as pessoas sentiriam prazer de estar sempre dando uma passada lá...e já aproveitariam pra estar acompanhando mais as discussões, os debates, participando das reuniões...

=D